terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Questões de provas comentadas para o cargo de assistente social

Questão 01 (Ano: 2013/CESPE/Órgão: MPU/ Analista - Serviço Social)
Em relação à questão social e ao serviço social, julgue o  item  subsecutivo.

A concepção de questão social predominante entre os profissionais de serviço social e delineada nas diretrizes curriculares é aquela que define a questão social como a um fato social.
(   ) Certo               (   ) Errado
Parte superior do formulário

R01-Errado.
A concepção de questão social predominante entre os profissionais de serviço social é baseada na teoria marxista que considera a questão social como um conjunto de desigualdades e lutas produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais. Assim, a ‘questão social’ está fundamentalmente vinculada ao conflito entre o capital e o trabalho.

A teoria Marxista coloca que: As relações antagônicas que estão postas entre o capital e o trabalho configuram, a Questão Social, a partir do século XIX, onde podemos destacar dois pontos importantes nessa questão: a exploração e a alienação.

Exploração: O trabalhador, que nada possui, se vê obrigado, assim, a vender sua força de trabalho para poder sobreviver, e a burguesia, detentora dos meios de produção, enriquece, se apropriando da mais-valia, isto é, do excedente do produto de trabalho do trabalhador.
Alienação: Que é provocada pela retirada do poder de decisão do trabalhador sobre o produto de seu trabalho, isto é, a partir da divisão do trabalho, o produto deixou de lhe pertencer.
A corrente positivista de Durkheim é que considera a Questão Social um fato social, sendo assim, o problema está no indivíduo, e, portanto, sendo vista como uma anomia e um desajuste, não sendo necessária a mudança da estrutura do sistema capitalista.
Questão 02 (Ano: 2010/CESPE/Banco da Amazônia/Técnico Científico - Serviço Social)
A respeito do laudo e do parecer social, julgue os itens que se seguem.

No laudo social, registram-se os aspectos mais relevantes do estudo social e do parecer social.
(   ) Certo                (   ) Errado
R02-Certo
"Como no sistema de justiça o ESTUDO SOCIAL é realizado com a finalidade de instruir o processos com conhecimentos da área de Serviço Social, recebe também a denominação de PERÍCIA SOCIAL, isto e, um perito - especialista em determinada área de conhecimento, no caso, em Serviço Social - é nomeado para realizar um ESTUDO e emitir um PARECER  a respeito. O registro desse ESTUDO ou PERÍCIA, COM SUAS CONCLUSÕES E SEU PARECER, dá-se geralmente por meio de um RELATÓRIO SOCIAL ou de um LAUDO SOCIAL, trabalho esse regulamentado na legislação que dispõe sobre a profissão como atribuição privativa do assistente social." 
Livro: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (2009)Texto: Instruções sociais de processos, sentenças e decisões.Autora: Eunice Fávero

Questão 03 (Ano: 2013/CESPE/DEPEN/Serviço Social)
Acerca de estudo social, perícia social, laudo social e parecer social, julgue os itens a seguir.

Perícia social distingue-se de estudo social, que é a base da formulação do laudo social e da emissão do parecer técnico final.

(   ) Certo                 (   ) Errado
R03- Certo
PERÍCIA SOCIAL-A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos,visitas, pesquisa documental e bibliografia que considerar necessárias para análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer. Assim, a perícia é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico operativo, próprios do serviço social, e com finalidade relacionada a avaliações e julgamento.(CFESS,2007,p.43-44)
Questão 04 (Ano: 2010/CESPE/INCA/Tecnologista Júnior - Assistência Social - Serviço Social)
O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.
A direção de serviços técnicos de serviço social em instituições públicas constitui-se uma atribuição privativa do assistente social, enquanto encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos e grupos caracteriza-se como uma competência do assistente social.
(   ) Certo               (   )Errado
R04 – Certo
LEI No8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993
Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:
  III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;
Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

  XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;