Follow by Email

quarta-feira, 12 de junho de 2013

QUARTO DIA





Há situações que ficamos inconformados de não podermos agir de acordo de acordo com nosso código de ética, pois algumas instituições, e alguns órgãos nos deixam de mãos atadas, como é o caso que nos chegou através de um denuncia feita pelo ACS, na qual constava que uma idosa de 83 anos estava sendo negligenciada e mal tratada pelo filho.
Pois bem, fomos na casa da referida idosa e ao chegarmos foi assustador as condições a que aquela idosa estava submetida, pois a mesma não andava e passava o dia todo em uma rede, dependendo do filho para tudo, inclusive para comer.
A senhora estava muito magra e debilitada, estava bastante suja e estava com hanseníase. No momento da nossa chegada o filho não estava em casa, porém alguns minutos depois ele chegou, bastante alcoolizado e não dizia coisa com coisa.
A casa era muito quente, abafada e muito suja, era um lugar sem condições humanas para viver. Tentamos conversar com a senhora, porém ela não falava muito, e só respondia balançando a cabeça, já seu filho disse que ele é uma boa pessoa pois foi o único que se dispôs a cuidar da mãe.
Saímos da casa perplexos, e conversamos com alguns vizinhos, que nos relataram que o filho bebe muito, inclusive leva mulheres para orgias na frente da mãe. E que ele só esta “cuidando” dela porque a mesma é aposentada e pensionista.
Os vizinhos ainda falaram que têm medo do filho pois o mesmo, é acusado de alguns homicídios e que a mãe o protege. Diante da situação ficamos sem saber o que fazer, e após algumas conversas com o acs e com os vizinhos acionamos o ministério publico, para que a situação fosse resolvida o mais rápido possível. Sabíamos que aquela senhora não tinha condições de continuar naquelas condições, encaminhamos também para o NASF, para a secretaria de saúde pedindo atendimento urgente para o tratamento da hanseníase, porém não encontramos ninguém que se dispusesse a cuidar da senhora, na alimentação e no banho, pois todos tinham medo do filho.
Aqui se encaixam vários tipos de maus tratos, é o descuido, a negligencia, abuso financeiro, violência psicológica e violência física. Ou seja, essa idosa vive em condições subumanas, sem nenhuma dignidade e sendo mal tratada por quem deveria de fato cuidar e dar carinho, que é o seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário