quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Dois artigos sobre Assistência estudantil e o serviço social

O primeiro é "ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL: democratizar acesso ou permanência?" de autoria de Ana Paula Leite Nascimento.
O trabalho realizou um estudo acerca da defesa da democratização das condições de acesso e permanência e sua relação com a atuação profissional orientada pelo projeto ético-político do Serviço Social. Discutiu-se sobre a Assistência Estudantil, com ênfase no debate das condições de acesso e permanência. Abordou-se a respeito da construção do projeto ético-político do Serviço Social. Destacou-se a atuação do assistente social a partir dos princípios que norteiam o exercício profissional. Confirmou-se que a defesa da democratização do acesso e da permanência denota uma relação com os princípios do projeto ético-político do Serviço Social, requerendo a reafirmação e a materialização deste projeto.
O segundo é "Assistência Estudantil: compromisso do Serviço Social com o ensino superior" de Carlos Daniel da Luz Barbosa. Este artigo apresenta uma síntese da história da educação brasileira, observando as condições sociais que, gradativamente, definiram seu caráter de desigualdade e a sua atual postura, no que se refere à forma mercantilista de preparação dos alunos, especialmente no âmbito do ensino superior. O Objetivo do texto é atentar para a assistência estudantil, enquanto forma de intervenção do serviço social na área da educação, na qual a atuação do Assistente Social, embora ainda não institucionalizada, tem se mostrado com total relevância e aplicabilidade na construção progressiva de uma sociedade mais igualitária, que compõe um dos compromissos éticos da profissão. Desse modo, o texto reflete a ação do serviço social neste âmbito sob a ótica do compromisso e da relevância, baseado na dupla dimensão da assistência, a saber, os serviços socioassistenciais e o trabalho socioeducativo.
Para baixar o primeiro ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL e para baixar o segundo Assistência Estudantil: compromisso do Serviço Social com o ensino superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário